EUA condenam qualquer tipo de violência nas eleições brasileiras

0
114


O governo americano tem feito uma série de manifestações públicas de confiança no processo eleitoral brasileiro

Thiago Amâncio
Washington, EUA

Os Estados Unidos “condenam qualquer tipo de violência” nas eleições brasileiras, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, nesta terça-feira (27).

“Vimos relatos recentes de violência. Embora o direito a protestar seja elementary em qualquer democracia, os Estados Unidos condenam qualquer tipo de violência e clamam que os brasileiros façam suas vozes serem ouvidas de uma maneira pacífica”, afirmou ela.

Em julho, um policial bolsonarista invadiu uma festa de aniversário e matou a tiros um eleitor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Os casos mais recentes -ainda em investigação- aconteceram no sábado (24), quando discussões em bares em Santa Catarina e no Ceará terminaram em assassinatos.

Questionada se haveria reconhecimento imediato do resultado das urnas no Brasil, como pedem parlamentares do Partido Democrata, o mesmo do presidente Joe Biden, Jean-Pierre afirmou que não se adiantaria às eleições, mas repetiu que o governo americano está monitorando o pleito e que “confia na força das instituições democráticas brasileiras.”

“Continuaremos acompanhando as eleições com todas as expectativas de que serão conduzidas de uma maneira livre, justa, transparentes e críveis com todas as instituições relevantes operando de acordo com a Constituição”, afirmou.

O governo americano tem feito uma série de manifestações públicas de confiança no processo eleitoral brasileiro, em recados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) de que não compactuará com o questionamento das urnas. A mais recente delas aconteceu no sábado, quando a Embaixada dos EUA no Brasil divulgou nota afirmando ter “determinação sobre a integridade do processo eleitoral liderado pelo Tribunal Superior Eleitoral”.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nossa confiança nas eleições brasileiras tem sido claramente reforçada por vários funcionários do alto escalão do governo dos EUA e permanece inalterada”, diz o comunicado.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here